Sete dicas para turbinar seu LinkedIn

Fundado em 2003, nos Estados Unidos, o LinkedIn está entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo. Estima-se que a plataforma, voltada para a conexão profissional, reúna aproximadamente 400 milhões de usuários.

Trata-se de um ótimo espaço de oportunidades profissionais, que não deve ficar de lado. Muito apropriado para fazer networking e marketing pessoal, o LinkedIn também é perfeito para encontrar vagas de trabalho.

Para ter sucesso no LinkedIn, nessa rede que cresce a cada dia em número e importância, confira sete dicas que vão turbinar o seu perfil.

1. Exponha informações verdadeiras

Em momento algum você deve mentir, seja para qual for o motivo. Preencha o seu perfil no LinkedIn apenas com informações verdadeiras e que você possa comprovar. Jamais tente mostrar-se de uma maneira que você não é apenas para impressionar.

Seja no LinkedIn ou em qualquer outro lugar, nunca minta ou utilize-se de informações errôneas. Seu perfil poderá ser desmascarado muito rapidamente e aí haverá uma situação bastante traumática. Então, seja honesto e exponha apenas informações verdadeiras sobre você e sua vida profissional.

2. Utilize uma boa foto

O LinkedIn é coisa séria. Não utilize aquelas fotos mais despojadas que você tem em outras redes sociais como Whatsapp ou Instagram. Não pague o mico de colocar fotos com bebidas alcoólicas ou em situações embaraçosas.

Não aproveite aquelas imagens do Snapchat, com filtros ou emoticons. Selfies com caretas também são proibidas pelas boas maneiras. Procure utilizar uma foto verdadeira e profissional, com boa resolução e bem iluminada. Se for preciso, contrate um bom fotógrafo.

3. Peça e faça recomendações

Uma das forças do LinkedIn é seu sistemas de recomendações de competências. Aqui, a dica é pedir e fazer recomendações às suas conexões, para que você e elas subam no conceito em suas especialidades.

4. Mantenha sempre atualizado

Uma das dicas mais importantes para você se dar bem no LinkedIn. Se você possui uma conta na rede social, e principalmente nesta, deve obrigatoriamente mantê-la atualizada. Se não o fizer, nem a tenha.

Se você fez um novo curso, completou a faculdade ou concluiu um curso de pós-graduação, atualize sua formação. Conseguiu uma foto melhor e mais bonita? Troque aquela que está antiga. Revise periodicamente suas informações, acrescente competências e monitore suas notificações (pode haver vagas para você naquela empresa dos seus sonhos).

sete_dicas_linkedin500px2

5. Descreva sua experiência profissional

Este é um espaço nobre do LinkedIn: as experiências profissionais. Aqui, você deve caprichar na descrição das suas atividades nas empresas e organizações por onde está ou já passou. Seja claro com datas de início e fim das atividades, bem como na descrição do seu cargo. Atenção para os detalhes.

6. Conecte-se a empresas

O LinkedIn é uma ótima fonte de bom conhecimento. Diferentemente do Facebook, as publicações são voltadas para o mundo profissional e não há espaço para passar vergonha de graça.

Há um sem número de empresas de todas as áreas que estão no LinkedIn e que, normalmente, compartilham conteúdo rico sobre as profissões. São dados, cenários, dicas e informações importantes sobre as áreas afins. Por isso, siga as empresas e leia o que elas publicam.

7. Cuide do Português

Elementar, meu caro. Ninguém quer contratar, ninguém quer namorar e ninguém quer conviver com pessoas que não sabem escrever corretamente. Por isso, afine as canetas e capriche na nossa Língua Portuguesa. Procure não cometer erros de ortografia ou gramática. Revise mais de uma vez tudo o que você for publicar.

Também procure utilizar a linguagem formal e não faça uso de abreviaturas incorretas ou internetês. Aproveite o espaço do LinkedIn e mostre que você é um ótimo profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *