Você já parou para pensar quantas vezes digita o endereço completo de algum site diretamente no navegador? E, em contrapartida, quantas vezes você faz uma busca no Google para encontrar algum site, produto ou serviço? Em raras exceções, a segunda opção não ocorre mais do que a primeira. Isso tudo tem a ver com SEO!
Você está em casa, com fome, e quer pedir uma pizza. O que faz? Procura na internet. Ganhou uma grana extra e quer comprar uma televisão nova. O que faz? Procura, pesquisa e compara informações na internet. É isso, esse é o novo modelo de negócios, que também modificou a maneira de buscar a informação e acessar os sites.
Mas, o que isso tem a ver com SEO? E o que significa essa sigla? E, afinal de contas, por que é importante?
O que é SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, uma técnica de otimização para mecanismos de busca. Também é conhecido por otimização de sites ou otimização para buscas. O objetivo do SEO é melhorar a posição do site nos buscadores da internet, fazendo com que apareça nos primeiros resultados.
A utilização de SEO normalmente é utilizada em duas frentes: onpage e offpage. A primeira está diretamente relacionada a códigos e conteúdo das próprias páginas do site, como palavras-chaves, títulos de páginas, endereços de URL, tags, entre outros. A segunda tem a ver com os fatores externos do site, como links de retorno e importância do conteúdo para os buscadores.
Como exerce influência
Um site bem otimizado terá melhores resultados no Google ou em qualquer outro buscador. Quando alguém pesquisa algo, quer encontrar a melhor resposta, e rapidamente. É com esse fundamento que funciona o SEO, visando casar as buscas relacionadas aos produtos ou serviços com o site. As técnicas de SEO fazem com que o site da Decolar apareça nas primeiras posições de quem busca por viagem, por exemplo.
Mas como isso funciona? É algo um tanto complexo, que tem a ver com o que os buscadores chamam de algoritmos. Esses senhores têm a responsabilidade de fazer as conexões entre a pergunta feita no navegador e a resposta que será entregue ao usuário. As técnicas de SEO agilizam esse processo, fazendo com que o site seja encontrado mais facilmente e esteja entre as primeiras posições.
SEO e Conteúdo
Aqui o conteúdo também tem participação? Tem sim, tanto em SEO onpage, quanto SEO offpage.
Um bom blog ou site deve sempre considerar as técnicas de otimização para buscas em seu conteúdo publicado, afinal de contas, ele tem parcela grande de influência. Um conteúdo voltado para SEO deve ser redigido levando em consideração palavras-chave, head tags, meta description, entre outros detalhes.
Além disso, e não menos importante, está a qualidade do texto. Só um bom conteúdo, bem produzido e revisado, terá relevância para o usuário. Isso aumentará a chance do site ser referenciado por outro, gerando os links de retorno, e, consequentemente, subindo na audiência. Portanto, de novo, a regra é: conteúdo de qualidade!
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