Marketing Digital: 5 tendências para alavancar seus negócios em 2019

Novo ano começando e muitos empreendedores de olho em como alavancar seus negócios. Por isso, reunimos, de maneira objetiva e direta, cinco grandes tendências de marketing digital para 2019.

Inegavelmente, a área terá crescimento neste ano, como vem acontecendo nos anteriores, principalmente para atender às necessidades de microempreendedores e de pequenas e médias empresas.

1 – Uso de influenciadores locais

Em um mundo amplamente globalizado, econômica e tecnologicamente, os influenciadores locais terão espaço no desenvolvimento das marcas, no crescimento das vendas e no sucesso do negócio. O marketing digital baseado nos influenciadores consiste na contratação de personagens reconhecidos pelo público, para que eles façam ações que incentivem os consumidores.

O objetivo principal é fazer com que eles influenciem as pessoas a comprarem determinado produto ou assinarem certo serviço. Mas também serve como ótima ferramenta de consolidação institucional da marca.

2 – Consolidação dos chatbots

Já ouviu falar em chatbots? São aqueles softwares capazes de simular uma conversa humana. Com eles, é possível automatizar tarefas burocráticas para atendimento aos consumidores, a fim otimizar a dedicação das equipes.

Aliás, a inteligência artificial e suas ferramentas estão em todos os prognósticos para marketing digital nos próximos anos. Fique de olho nas possibilidades!

3 – Autenticidade das marcas

Ser autêntico no mundo digital não é novidade. Desde que as ferramentas tecnológicas deram poder ao consumidor, a veracidade das informações divulgadas pelas empresas e pelos profissionais pode ser colocada em cheque.

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Antes dessa era, bastava comprar um espaço em um veículo de comunicação e afirmar que sua empresa é a melhor do mundo, ou da cidade. Hoje, é preciso que haja coerência no discurso publicitário na internet e o que o negócio de fato oferece. Por isso, a indicação é ser autêntico, ter uma personalidade de marca e admitir que empresas não são perfeitas (muito pelo contrário).

4 – Aceleração da transformação digital

É perceptível que a transformação digital no mundo está se acelerando, mas a tendência é que isso se intensifique ainda mais em 2019, e nos próximos anos. Novos modelos de negócio surgirão, haverá espaço para empresas disruptivas, o desenvolvimento se dará de forma exponencial e não mais progressiva.

É muito importante não subestimar concorrentes ou achar que sua área não terá transformações. Ter isso na estratégia de marketing digital é uma atitude assertiva de alto nível, a fim de garantir que seu negócio continue crescendo.

5 – Produção de conteúdo criativo e especializado

O crescimento do marketing de conteúdo é algo que já vem de mais tempo, mesmo assim de poucos anos, e o que se percebe é que começou a ocorrer certa saturação de textos e publicações. Desse modo, é preciso se destacar diante desse mar de blogs, sites e redes sociais até certo ponto parecidos.

Assim, uma grade tendência para 2019 no marketing digital é investir em conteúdo criativo e especializado na sua área, e que tenha o tom do seu negócio. Aliás, outro fator importante é que textos ou fotos que sua empresa compartilha devam ter qualidade, sem erros grotescos e produzidos por profissionais da área.

Então, gostou das dicas de tendências? Ficou com dúvidas ou gostaria de trocar umas ideias? Entra em contato!

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