Quando se iniciam no Facebook, algumas empresas criam perfis ao invés de abrirem fan pages para seu negócio. Não é, nem um pouco, a melhor maneira.
Normalmente, isso ocorre porque quem cria o perfil na rede social esteja mais acostumado com essa categoria, além do clássico fator de enxergar no adicionamento de amizades uma possibilidade de gerar audiência. No entanto, se você quiser que sua empresa esteja posicionada de maneira profissional na web, a regra é: crie uma fan page.
Vamos ver algumas das razões pelas quais uma empresa ou organização deve ter fan page e não perfil no Facebook.
Dados e estatísticas
Apenas as fan pages permitem a leitura de dados e estatísticas importantes sobre os fãs da página, como localização, idade, sexo, preferências. Além disso, é possível conferir números de visitas, curtidas, alcance, visualização, etc. Um perfil não disponibiliza esses dados.
Sem limites
Cinco mil amigos, com uma pequena margem de erro. Esse é o número de conexões que um perfil pode fazer atualmente no Facebook, porque a gigante das redes sociais entende que quem ultrapassa essa linha é personalidade pública ou empresa. Mais um motivo para ter uma fan page.
Uma página de fãs não limita a quantidade de curtidas que a empresa ou organização pode receber. Imaginem o Facebook da Coca-Cola com um limite de 5 mil conexões.
Possibilidade de patrocinar
Apenas as fan pages têm a opção de criar anúncios dirigidos ou impulsionar publicações, além de gerar relatórios sobre resultados. É possível fazer campanhas para promover a página, enviar pessoas para o site, aumentar conversões no site, obter visualizações de vídeos, etc.
Dentro da regra
Ponto não menos importante. Pelos termos de uso do Facebook, perfil deve ser utilizado apenas por pessoa física. Caso uma empresa esteja ferindo essa regra, o perfil poderá ser removido sem prévio aviso e, pior, com a perda total do conteúdo já publicado. Nada bom, não é?
Como converter
E se a empresa começou errado, pode corrigir? Sim, e deve fazer isso o mais breve possível. O próprio Facebook disponibiliza uma ferramenta de migração de perfil para fan page. Basta seguir o passo a passo corretamente.
Comments