Conteúdo evergreen: o que é e para que serve

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Quando uma empresa ou organização resolve montar uma estratégia de conteúdo, é muito importante ter o conhecimento de como funcionam e de quais tipos de materiais ela dispõe para compartilhar. Atualmente, pode-se classificar os materiais publicados em dois grupos: conteúdo news e conteúdo evergreen.

O primeiro se refere a tudo aquilo que acontece de maneira passageira, ou seja, possui uma característica de notícia. Por exemplo, o evento de lançamento de um produto ou a informação do patrocínio de alguma ação específica.

No caso do conteúdo evergreen, a situação é diferente. Vamos ver por quê.

Conteúdo sempre válido

O conteúdo evergreen, que em uma tradução literal pode-se chamar de sempre verde, é aquele que manterá seu valor independentemente do tempo que ele estiver publicado. São aqueles textos, vídeos ou e-books que, mesmo compartilhados há alguns meses ou anos, continuam sendo de relevância para o leitor.

Um caso muito clássico de conteúdo evergreen são os tutoriais, que não dependem de uma data para terem validade, desde que estiverem sempre atualizados. Imagine um blog de receitas e o post que ensina a fazer tapioca de banana com chocolate. Sempre será útil!

Onde e quando utilizar

Quando se trata de marketing de conteúdo ou inbound marketing, o conteúdo evergreen é essencial, pois ele tem a capacidade de gerar tráfego independentemente de data ou período. Portanto, na hora de montar o seu blog ou canal de contato com seu atual ou futuro cliente, tenha em mente que é de inegável importância prever um calendário de conteúdos com diversos temas sobre seu negócio.

Existem diversas maneiras e formas de trabalhar com conteúdo evergreen, por exemplo:

  • posts em blog ou e-books
  • guias e tutoriais
  • vídeos explicativos
  • páginas tira-dúvidas
  • avaliações e reviews

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Por que é importante

Sua empresa falando sobre o negócio onde atua, o que significa? Que ela entende do assunto. O conteúdo evergreen é a melhor ferramenta para abordar temas que falem não só da empresa ou organização, mas sim do mercado de atuação dela. O resultado disso é uma atração natural e o compartilhamento orgânico dos materiais.

Quanto mais você mostra que sabe do que está falando, mais as pessoas sentem-se seguras em contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos.

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