Tendências para 2020: o que vai acontecer em marketing e comunicação?

Profissionais antenados estão sempre em busca de tentar prever cenários, a fim de melhorar o planejamento de marketing e comunicação dos próximos ciclos. Por isso, muitos já procuram descobrir quais são as tendências para 2020 nessas áreas.

tendências para 2020

Selecionamos alguns tópicos que prometem para o novo ano. Vale lembrar que são tendências e não previsões, ou seja, aquilo que se vislumbra neste momento. Confira!

Realidade aumentada

Figurinha carimbada há alguns anos na lista de tendências, a realidade aumentada continua na vitrine para 2020. É uma tecnologia excelente para o desenvolvimento de conteúdo inteligente e interativo, na busca por melhores resultados.

Vistas 360 graus ou em 3D são fortes atrativos na captura e conversão de leads em clientes. A realidade aumentada possibilita que o público se projete naquele produto ou serviço. Vende apartamentos? Que tal uma planta em realidade aumentada? Trabalha na área de educação? Salas de aula em 3D e interativas podem ser utilizadas para degustação de futuros alunos.

On Demand

Muitos produtos e serviços passaram a ser On Demand, então marketing e comunicação conforme necessidade são tendências para 2020 também, acompanhando esse movimento. Ainda há espaços para conteúdo linear, mas cada vez menos. Isso porque o público está muito mais confiante no seu poder de escolha e das possibilidades de oferta no mercado.

Já falamos aqui da capacidade do Inbound Marketing de se encaixar nessa forte tendência. Aliás, a própria produção de conteúdo para réguas de comunicação e marketing precisa passar por uma reavaliação: vale a pena produzir tanto conteúdo para gerar volume, ou produzir melhor para quem já está mais qualificado no funil?

tendências para 2020

Gamificação

A gamificação é tão realidade que quase nem precisaria figurar nas tendências para 2020, mas é bom confirmar. A possibilidade de interagir com o público por meio de um game e recursos tecnológicos cada vez mais realísticos é caminho para o sucesso. E joguinho pode ser para produto ou serviço de qualquer natureza, pois sempre vai ter alguém disposto a conquistar algo em algum game.

Inteligência artificial cada vez mais inteligente

A robotização avança e isso nem é novidade. O que se promete dentro das tendências para 2020 é o processo cada vez maior de inteligência artificial, de fato, inteligente. Esqueça aqueles chatbots precariamente configurados que dão respostas ‘robóticas’ e não te levam a lugar nenhum.

Dispositivos inteligentes exigem conteúdo inteligente, produzido por profissionais das mais variadas áreas. Cresce a tendência por aparelhos eletrônicos interligados, formando casas e cidades inteligentes. Esteja preparado!

Boas histórias

Nos últimos tempos, essa tendência passou a ter outro nome: storytelling. Porém, independentemente da denominação, uma boa história sempre terá espaço para ser contada. Talvez será preciso expandir ou reduzir roteiros, novos enquadramentos, diferentes enredos e formatos, todos adequados à realidade atual.

A ideia de fazer marketing ou comunicação contando histórias, permitindo envolvimento emotivo ou racional do público segue na ponta da gôndola. Conteudista tem que pensar em contar uma boa história sempre.

Tendências para 2020: o que mais?

Dentre as apostas e tendências para 2020, ainda podemos listar algumas (muitas) outras:

  • Customer Centric Marketing
  • Voice Search
  • Lives e vídeos
  • E-mail Marketing e WhatsApp Marketing
  • Topic Clusters
  • SEO
  • IGTV
  • E-commerce
  • Content Shock
  • Marcas e empresas transparentes
  • Personalização
  • Neuromarketing

E aí, faltou algo nessa lista? O que você acha que vai bombar em 2020?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *