O Brasil é o quarto país do mundo em número de pessoas conectadas na internet, ficando atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. Os brasileiros também estão entre os que mais tempo permanecem conectados, atrás apenas dos tailandeses e dos filipinos. São mais de nove horas diárias em média.

Isso já ajuda a explicar um pouco por que o marketing digital vem crescendo tanto nos últimos anos e se tornando pilar essencial em estratégias de negócios de todos os nichos. Empresários, gestores e profissionais liberais estão cada vez mais considerando e fazendo uso do campo digital para vender mais, vender melhor e vender de novo.
Embora a publicidade tradicional ainda exerça forte indução em tomadas de decisões, o meio digital vem assumindo protagonismo. Sabendo disso, confira três grandes motivos para investir em marketing digital.
1 – O investimento pode ser ajustado ao orçamento
Nem tão antigamente assim, apenas grandes empresas e corporações tinham possibilidade de conceber campanhas de publicidade ou marketing. Isso porque para colocá-las em prática era necessário contratar mídia em televisão, jornal ou rádio, e esse tipo de espaço acabou se tornando caro.
No marketing digital, empresas de todos os portes podem usufruir dos benefícios da divulgação, porque os valores de investimento podem ser adaptados conforme necessidade e possibilidade. É claro que tudo isso precisa ser estudado no momento de montar a estratégia de divulgação, observando as metas, mas é possível começar a fazer anúncios com lances mínimos. Muitas vezes, utilizando-se de plataformas gratuitas, nem é preciso investir dinheiro em anúncios.
2 – Para ser encontrado pelo cliente
O comportamento do cliente nos últimos anos vem mudando. Quem nunca fez uma consulta à internet antes de comprar algum produto? Quem nunca leu artigos, opiniões ou buscou mais dados sobre algum serviço? Quem nunca se cadastrou para receber mais detalhes ou fez comparações antes de efetivar uma compra?
Esse tipo de comportamento é resultado da mudança nos mercados de negócio, onde as empresas devem estar disponíveis para seus clientes quando esses demonstrarem algum interesse por determinado produto ou serviço. Nesse momento, a empresa (seja ela grande, média ou pequena) ou o profissional deve aparecer nas buscas do Google, nas campanhas de redes sociais, trocando e-mails educativos etc.
3 – Melhor segmentação do público-alvo
Diferentemente das grandes mídias de massa, a divulgação no meio digital permite a segmentação mais apurada do público-alvo, o que pode dar mais chances de assertividade à estratégia de marketing. O resultado também é a economia de dinheiro, pois ele será empenhado a quem tem mais chances de comprar.
No marketing digital é possível segmentar por localização, idade, hábitos de consumo, preferências, atividades na internet, relacionamentos, perfil profissional e muitas outras especificidades. Ou seja, a divulgação será concentrada em quem tem maiores chances de fechar negócio, não desperdiçando tempo e dinheiro. É ou não é fantástico?
Esses foram apenas três motivos, explicados de forma muito superficial, de como o marketing digital pode ser aproveitado por empresas de todos os tamanhos ou profissionais na hora de vender o peixe. A tecnologia está aí, à disposição para ser aproveitada da melhor maneira possível!
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