Se você é empresário, gestor de algum negócio ou da área de marketing, comunicação e vendas, já deve ter ouvido falar em Inbound Marketing e dos seus benefícios. Mas, afinal de contas, o que é isso? E por que está tão no foco das estratégias de corporações de todos os tamanhos?

Responder a essas questões é o objetivo deste post. A ideia não é aprofundar nas técnicas, mas apresentar de maneira objetiva o conceito e como funciona o Inbound Marketing para quem já ouviu falar e gostaria de conhecer um pouco mais.
O que é
O conceito de Inbound Marketing tem como base a criação e o compartilhamento de conteúdo atrativo para um público-alvo bastante específico, estabelecendo um canal de relacionamento direto com o cliente. A estratégia é atrair o interesse das pessoas para seu produto ou serviço, ao invés de tentar forçar a sua divulgação.
Ou seja, ao invés de você gastar dinheiro e tempo tentando vender seu negócio para quem não possui interesse ou não faz parte do grupo potencial, você concentra os esforços em quem demonstrou algum interesse, tendo muito mais chances de êxito. Isso está muito ligado ao novo cenário que se apresenta por aí, com transformação digital, compras pela internet e compartilhamento imediato de informações.
Basicamente, o Inbound Marketing utiliza-se da inteligência arquitetada pela tecnologia da informação e da produção de conteúdo para educar e atrair clientes. Uma estratégia altamente sedutora.
Ok, mas como funciona o Inbound Marketing?
O processo do Inbound Marketing pode ser dividido em 4 etapas:
1 – Atrair
O primeiro passo e um dos mais importantes é atrair as pessoas para o que você está compartilhando com o mundo, a fim de estabelecer com elas um canal de comunicação direto. Isso pode ser feito por meio de oferta de conteúdo rico na internet, como em blogs ou redes sociais, e campanhas de links patrocinados, entre outros.
2 – Converter
A conversão das pessoas é o pulo do gato para que o Inbound Marketing funcione. Nesta etapa, o objetivo é que elas se transformem em leads (potenciais clientes) se cadastrando na sua base. A partir desse cadastro, os leads passam a fornecer informações importantes como e-mail, telefone, redes sociais, interesses etc.

3 – Vender
A venda deve ser uma consequência da jornada de compra, o caminho que o lead vai percorrer recebendo informações e conteúdo rico sobre seu produto ou serviço, depois de se cadastrar na sua base. A estrutura e a extensão disso, que é chamada de funil de vendas, vai depender das peculiaridades do seu negócio.
4 – Relacionar
Nesta fase, como você já possui dados e informações muito importantes do seu cliente, é a hora de manter uma relação forte com ele, encantando e tornando-o um propagador da marca. Também é a etapa conhecida como pós-venda ou encantamento. O objetivo é que o cliente compre novamente ou faça indicações.
Do que é preciso
Há muitas formas de se executar Inbound Marketing, porque conceitualmente ele deve respeitar as peculiaridades do negócio, desde abrangência, especificidades do produto ou serviço e até disponibilidade financeira. Contudo, alguns itens são praticamente comuns a todos que querem implantar essa estratégia:
- Produzir conteúdo rico para seu site ou blog
- Ferramenta de automação ou envio de e-mail marketing
- Canais para compartilhamento ou campanhas em redes sociais
- Manter site e blog dentro dos padrões de otimização de busca (SEO)
Basicamente, essa é uma explicação superficial do que é Inbound Marketing e de como ele funciona. Se você quer saber mais ou possui alguma dúvida, entre em contato conosco por meio do formulário abaixo. Será um prazer conversarmos mais sobre o assunto!