Com o avanço da tecnologia e a mudança dos modelos de negócio, cada vez mais as empresas e os profissionais de todos os setores precisam de um bom site. Neste post, reunimos algumas dicas práticas e um pequeno passo a passo sobre o tema.
1 – Defina o objetivo
Antes de sair contratando empresas ou pensando em layout, um dos passos mais importantes para quem precisa de um site novo é definir qual é o objetivo em abrir um novo portal. Nessa etapa, é importante avaliar e estudar quem é seu público-alvo, o que ele espera encontrar em seu site, qual o tipo de conteúdo que você pode oferecer a ele.
Definir um objetivo ajuda a não deixar o site poluído, com muitas informações desnecessárias, principalmente na página inicial. Dentre alguns dos objetivos mais comuns dos portais na internet estão apresentar os serviços ou produtos, oferecer um canal de contato ou venda com o cliente, reforçar a marca da empresa ou pessoal, divulgar materiais educativos e informativos sobre o ramo de negócio, entre outros.
2 – Registre o domínio
O domínio é o endereço do seu site. É o que os usuários vão digitar no navegador para acessar o portal (como por exemplo www.mundodoconteudo.com.br).
Para poder utilizar um endereço personalizado, é preciso registrá-lo e pagar uma taxa, que gira em torno de R$ 30 por ano. O processo é muito rápido e totalmente online. Na hora de escolher o endereço, você já vai saber se ele está disponível para registro, ou já está em uso por outra empresa.
Para fazer o registro de domínio brasileiro é preciso acessar o site registro.br.
3 – Contrate uma hospedagem
Para que o site funcione, esteja no ar, ele deve estar hospedado em algum servidor. A hospedagem abarca os arquivos, páginas, imagens, conteúdos do portal.
Há diversas empresas que prestam serviço de hospedagem, com preços bastante variados, conforme o tamanho de espaço oferecido. Normalmente, esses serviços são cobrados mensalmente.
Para avaliar qual a melhor hospedagem para seu site, você deve considerar qual o tamanho que ele vai ter, quanto conteúdo você vai hospedar e qual a quantidade estimada de visitantes. Não se preocupe tanto com isso, pois as boas empresas de hospedagem podem te orientar nesse momento, ajudando a fazer essa avaliação.
4 – Construa o site
Nesta etapa, você pode contratar uma empresa especializada em construção de sites, para desenhar junto com ela como será o seu portal. É muito importante nesta fase ficar atento para que o layout do site atenda ao objetivo definido lá no início, tenha a beleza e a funcionalidade que você espera e também seja responsivo, ou seja, se adequa a todos os formatos de telas (computador, tablet, celular).
Uma das opções para construção de site muito boa é o WordPress. Você pode baixar os templates, já pré desenhados, instalá-los no seu site e customizá-los conforme necessidade. Há templates gratuitos e pagos. Outras plataformas também muito boas são o Wix e o Joomla. Utilizar arquivos desses construtores diminui o custo da construção do site, pois a plataforma já está desenvolvida, apenas é preciso customizá-la.
5 – Preencha com conteúdo rico
De nada adianta você ter um site muito bonito e totalmente novo se ele não tiver conteúdo rico e atrativo. Invista em bons textos e imagens para todas as páginas.
No caso de ele conter espaço para notícias ou blog para textos educativos e informativos, contrate profissionais especializados em textos criativos e redação otimizada para motores de busca (SEO). Esse tipo de redação facilita que seu site seja encontrado por quem faz buscas no Google ou no Bing.
O conteúdo é um dos grandes responsáveis pela obtenção dos objetivos do site, na medida que desperta o interesse e encanta o visitante.
Ficou com alguma dúvida, entre em contato!