Afinal de contas, o que são leads?

o_que_é_lead

Muito possivelmente, você já deva ter ouvido falar em leads, não é mesmo? Inegavelmente, quando o assunto é marketing digital, a bola da vez é o lead. Mas o que são leads e por que eles são tão importantes para um negócio?

Neste texto, vamos tentar entender juntos um pouco mais sobre o conceito de lead e os processos de captação, nutrição e conversão de leads. Vem comigo!

O que é lead

O lead é uma pessoa que já obteve algum tipo qualquer de contato com a sua empresa e tem interesse, direto ou indireto, nos seus produtos e serviços. Basicamente, pode-se entender um lead como um cliente potencial, ou seja, alguém que está mais próximo de consumir o que seu negócio oferece.

Mas, então, lead é a mesma coisa que público-alvo? Não. No marketing digital, o público-alvo é a fatia de pessoas com determinadas características semelhantes, como faixa etária e renda, que podem ser impactadas pela sua empresa. Lead não é segmento da sociedade, ele tem cara, cor, idade, enfim, é uma pessoa. Ou seja, o lead é um contato direto propriamente dito.

Como se gera leads

Uma pessoa qualquer só se torna lead quando ela disponibilizar algum ponto de contato direto com a sua marca. Você precisa fazer com que os visitantes do seu site, blog ou redes sociais efetuem um cadastro, qualquer que seja. O contato imprescindível é o e-mail, pois ele será a principal ferramenta para a etapa seguinte, chamada de nutrição de leads.

Mas, por que alguém irá se cadastrar em seu site? Ela precisará de um motivo, não é mesmo? Uma das melhores formas de atrair leads é ter um bom conteúdo que possa ser ofertado em troca, como, por exemplo, um e-book explicativo, um tutorial ou dicas exclusivas. Você pode oferecer esse material em seu site, blog ou landing pages específicas.

nutricao_leads

Por que nutrir um lead

A nutrição de leads, como o próprio termo induz, é a fase de alimentar a pessoa que se cadastrou no seu site com conteúdos relevantes e úteis do seu produto ou serviço. O objetivo desta fase é manter contato periódico com seu lead, fazendo-o entender mais e melhor sobre aquilo que você oferece.

Esta é uma etapa muito importante daquilo que se chama de jornada de compra. Lembre-se que seu lead ainda não é seu cliente, e a nutrição com bons conteúdos será peça fundamental para que ele faça a tão famosa e desejada conversão, ou seja, se transforme em seu consumidor, compre e pague pelos seus serviços ou produtos.

Por tudo isso, é possível perceber imediatamente a importância de seu negócio trabalhar a geração e nutrição de leads, não é mesmo? O lead é o cliente potencial e, à medida que ele for sendo nutrido, se transforma em cliente potencial qualificado. Então, como se vê, os leads são os responsáveis pelo crescimento do seu negócio, toda atenção a eles!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *